Fermento Natural

Início:
Ingredientes:
Farinha de trigo — 500g
Iogurte natural — 400g

Modo de Preparo:
Misture todos os ingredientes em uma tigela até formar uma massa homogênea, coloque esta massa em um balde limpo, feche e deixe descansar por 7 dias em lugar quente, sem abrir.

Complemento:
1 — No sétimo dia, abra o balde, retire o bolor formado por cima da massa e descarte-o. Coloque na masseira o conteúdo do balde e acrescente 1.000g de farinha de trigo junto com 400ml de água e deixe bater até obter uma massa macia. Retire a massa da masseira e coloque dentro de um saco plástico bem fechado.
2 — Deixe a massa descansar por 4 horas. Após este tempo, pese a massa e acrescente o dobro da quantidade em farinha de trigo. Ex: se a massa pesou 2.500g, acrescente 5.000g de farinha de trigo, voltando à masseira. Dei-xe bater os dois ingredientes, acrescentando a água até o ponto de uma massa macia.
3 — Retire a massa da masseira e acondicione-a novamente em um saco plástico, feche bem e deixe fermentar por mais 6 horas. Após este tempo, pese a massa e coloque-a na masseira. Em seguida, acrescente a mesma quantidade de farinha de trigo do peso final da massa. Vá adicionando a água aos poucos e batendo a massa, até atingir ponto firme, ou seja, resultando em uma massa um pouco mais dura.
4 — Retire a massa da masseira e coloque em um saco plástico, finalizando assim o preparo do fermento natural.
5 — É necessário manter o fermento em geladeira em temperatura de 5 a 8ºC.

Dicas:
1 — Para alimentar o fermento, sempre que retirar a quantidade a ser usada para a fabricação do pão, é necessário colocar a mesma quantidade de farinha de trigo e bater novamente, adicionando água se necessário, até obter o ponto ideal do fermento.
2 — Nos dias que não for usar o fermento, deve-se alimentá-lo com farinha de trigo, na proporção de metade da quantidade retirada habitualmente. Ex: se todo dia costuma-se tirar 1.000g de fermento, nos dias que não for usá-lo, alimente com 500g de farinha de trigo, e água sempre que for necessário.
3 — O fermento pode ser utilizado em outros tipos de pães, como o francês, para enriquecer a massa e dar mais sabor.
4 — O fermento tem como características deixar o pão com uma aparência rústica, miolo denso, casca dura e realçar o sabor do pão.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s